Moda & Belezza ♡: Mentiras sobre os perfumes :/

Mentiras sobre os perfumes :/

Mentiras sobre perfumesNaõ caia nessa!
Mentiras sobre perfumes
Hoje em dia o perfume deixou de ser um artigo de luxo para se tornar necessário no dia a dia. Mas antigas e novas informações errôneas sobre como usar, como escolher e como armazenar nossas amadas fragrâncias ainda são populares. Vamos desmitificar de vez algumas das mais equivocadas informações sobre os perfumes. Confira.


1.   Guardar perfumes na geladeira é bom
Fora o fato que alguns perfumes têm um cheiro tão bom que podem ser bebido por engano na madrugada, a ideia de guardar perfumes na geladeira não é muito boa por outros motivos.
Este mito foi fundamentado no fato que os perfumes comerciais, em uma das suas fases de produção, são mantidos em refrigeração e que as essências em seu estado puro, também se comportam melhor quando refrigeradas. O perfume que você compra, no entanto, já contém alguns aditivos para que o produto seja resistente e seguro.
O perfume, na verdade, não resiste bem a ambientes claros ou úmidos. O equilíbrio da composição pode ser severamente danificado quanto mais exposto a estes dois fatores o seu perfume estiver, o que pode reduzir significativamente a qualidade e duração do mesmo. O ideal é guardá-lo longe de variações bruscas de temperatura e umidade (como acontecem no banheiro). Um armário seco e escuro é o ideal.

Mentiras sobre perfumes

2.       Eau de Parfum é SEMPRE mais concentrada que Eau de Toilette.
Este é outro mito que, embora tenha muita lógica, não é inteiramente verdade. Os Eaux de Parfum costumam ter entre 10% a 30% de compostos aromáticos em sua composição total, e embora normalmente esta porcentagem gire em torno de 15% para a maioria das casas de perfume, cada uma delas tem suas próprias regras e pode usar um percentual maior ou menor do que 15%, contanto que não fiquem abaixo do mínimo exigido para a classificação. Do mesmo modo, os Eaux de Toilette têm entre 5% e 20% de compostos na fragrância, sendo que usualmente o percentual permanece abaixo dos 15%. Entretanto, vários eaux de toilette podem ser mais concentrados que alguns eaux de parfum.

Dolce&Gabbana Femme
Baiser Vole Cartier
Dolce & Gabbana Femme EdT Cartier Baiser Volé EdP

Além disso, a escolha dos ingredientes da composição podem influenciar muito mais o efeito final de fixação para o consumidor que a própria porcentagem de compostos aromáticos. É provável que um Eau de Toilette do tipo oriental pareça muito mais concentrado que um Eau de Parfum floral, por exemplo.
3.       A cor da pele influencia o aroma e a fixação do perfume
Você pode ter pele escura, amarela ou clara, mas a fixação vai depender muito mais do PH da sua pele do que da cor dela. Peles mais ácidas mantêm melhor a fixação de um perfume.
Já estado de saúde, gênero, temperatura corporal, alimentação, nível de stress, níveis de hormônio, e claro, higiene corporal, alteram o PH da pele, influenciando assim a reação da fragrância na pele. Determinados grupos étnicos costumam possuir o mesmo tipo de alimentação, portanto, alteram de maneira semelhante alguns aspectos da fragrância. Também algumas faixas etárias costumam ter a hidratação da pele otimizada ou prejudicada, influenciando na fixação do perfume. Fique atento e hidrate-se para fazer sua fragrância durar mais!

Mentiras sobre perfumes

4.       “Notas Sintéticas” não são tão boas quanto as Naturais
Muitas notas sintéticas foram criadas para substituir ingrediente difíceis de encontrar, eticamente inviáveis (como alguns almíscares que eram tirados de animais submetidos a cativeiro e situações de tortura), ou cuja produção tornasse o preço final de um perfume proibitivo. Além disso, a dependência de safras de flores com qualidade variáveis, devido a clima e outros fatores, poderiam alterar e muito a qualidade da fragrância (cor, odor, etc.). Assim, com o tempo, muitas matérias-primas naturais deixaram de ser usadas em grande escala na perfumaria comercial, em favor de sintéticos de alta qualidade. Com certeza existe variação de qualidade entre os sintéticos, sendo alguns de nível inferior, mas seria simplista afirmar que, hoje em dia, um perfume com uma maioria de matéria-prima sintetizada seja inferior a um que use somente aromas naturais.  Aliás, você sabia que o perfume Angel, de Thierry Mugler, tem somente uma nota natural, o patchouli?

Perfume Angel EDP Feminino Thierry Mugler
Leau Ambree - Prada
Thierry Mugler Angel Prada L’Eau Ambrée
Blue Marine Enamorata
Diesel Fuel for Life Unlimited
Blumarine Enamorata Diesel Fuel for Life Unlimited Feminino

5.       Grãos de café ajudam a limpar o olfato entre um perfume e outro
Os grãos de café ou mesmo o pó de café que costumam ser oferecidos em perfumarias para ser aspirado, como um tipo de agente que purifica seu olfato entre um perfume e outro pode, na verdade, ajudar a confundir mais. É apenas mais um aroma intenso que vai impregnar na sua memória. O ideal é não experimentar muitas fragrâncias de uma vez só.

6.       Quanto maior a fixação, melhor o perfume
O fato de um perfume grudar na sua pele feito supercola não significa que sua fragrância seja equilibrada, interessante, diferenciada e muito menos, de qualidade. A harmonia, criatividade e qualidade final do perfume é que dizem se ele é bom ou não, e não o simples fato de durar horas na pele.
Mentiras sobre perfumes

7.       Usar um pulso contra o outro para esfregar o perfume destrói as moléculas a fragrância
Vamos mudar um pouco a situação: se você aplicar água nos pulsos e esfregá-los um contra o outro, você vai esfacelar a composição e conseguir moléculas puras de Hidrogênio e Oxigênio? Não.
A única coisa mais próxima de alterar o aroma de sua fragrância fazendo isto é que, esfregando um pulso contra o outro você aquece um pouquinho a fórmula, precipitando alguns aromas um pouquinho antes dos outros. Na maioria das fragrâncias de hoje em dia isso não faz diferença alguma (portanto, é indiferente se você esfrega ou não os pulsos). Na verdade, para causar uma diferença significativa, teria que esfregar os pulsos por pelo menos 30 minutos seguidos!

E você, conhece aquele mito de que se presentear a pessoa amada com um perfume, o romance só vai durar o quanto durar o frasco? Conhece outro mito sobre perfumes que queira dividir com a gente?

0 Comentários de pessoas incríveis :

Postar um comentário

Obrigado por comentar :)