Moda & Belezza ♡: História dos perfumes modernos.

História dos perfumes modernos.

Sei que poucos vão ter vontade de ler esse enorme texto, mais só é somente para as pessoas que tem curiosidade sobre a história


A gente adora falar de perfumes e dividir informações que podem ajudar você a entender um pouquinho mais a respeito da perfumaria. Uma arte em constante evolução, que alguns comparam com a pintura e outros com música, mas que com certeza é tão complexa quanto ambas. Toca as emoções, impressiona e mexe com as lembranças, e acompanha a história da humanidade, praticamente desde o começo!
desenho perfumes
A história dos perfumes começa muito lá atrás, com as queimas de incensos que foram a origem do próprio nome “perfume”, que significa “através da fumaça”. A arte da perfumaria passou por muitos percalços durante tantos séculos, mas vamos focar especificamente no surgimento da perfumaria moderna, que criou os perfumes mais parecidos com os que usamos hoje.
Perfumes de Celebridades
Um pouco dessa história começa com a criação de um ícone da perfumaria, bem no auge da Idade Média, quando utilizaram pela primeira vez o álcool em uma composição aromática. Antes se usava água (como as águas de cheiro) ou óleo (como os mais concentrados extratos oleosos de hoje). O álcool colabora com o perfume fazendo com que o mesmo evapore de uma maneira mais aberta. Se fôssemos pensar em música, o álcool está para a perfumaria como a eletricidade está para a guitarra. Os aromas evoluem de maneira mais destacada. O perfume que levou a fama foi o Hungary Water ou Eau de La Reine de Hongrie, de 1370 aproximadamente, que ficou famoso porque uma celebridade da época, a própria rainha da Hungria, supostamente mandou criar o perfume. É, desde aquele tempo, celebridades endossavam perfumes.
Um banho de frescor que nunca sai de moda
Dando um salto no tempo, a ideia foi reaproveitada muito mais tarde por um inteligente italiano que vivia na Alemanha, durante o império napoleônico, e que levou a fama de ter criado a famosa água de colônia. Você pode conferir mais detalhes sobre a água de colônia, conhecida como EdC ou Eau de Cologne neste artigo de 2012, mas saiba que o senhor “Jean Farina” (sim, o  moço tinha até nome artístico), conseguiu fazer a corte francesa se apaixonar por seu perfume refrescante e mediterrâneo, bem diferente das composições pesadas e florais da época. Quem conhece águas de colônia tradicionais sabem que sua fragrância cítrico aromática é leve e de uso abundante, e que nunca saíram de moda. Toda perfumaria que se preze tem uma água de colônia, o trend leve, fresco e mínimo, faz o maior sucesso desde sempre.
botica
Até aqui, os perfumes eram feitos de uma maneira muito experimental, mas com o surgimento da química moderna, as coisas começaram a mudar de figura. Se antes se dependiam das safras de flores, por exemplo, os químicos começaram a criar e isolar os componentes aromáticos, e isto revolucionou a perfumaria, abrindo as portas para um novo jeito de pensar e fazer perfumes.
Com eram ontem, como são hoje:
Foi no final do século XIX que a cumarina sintética foi criada, e incluída no primeiro perfume fougére da história, o Houbigant Fougére Royale. A cumarina faz parte de perfumes modernos masculinos como Paco Rabanne 1 Million, por exemplo, e pode ter mudado o rumo da perfumaria. A casa Guerlain influenciou enormemente a perfumaria atual criando clássicos que ditaram tendências. François Coty criou em 1917 um perfume, Chypre, que, como o Houbigant, deu nome a uma família olfativa, a família chypre, ou chiprada. Os chypres também marcaram a história do perfume, e hoje podem ser vistos em versões mais clássicas, ou mais modernas, como Jimmy Choo Eau de Parfum.  Os perfumes aldeídicos já existiam nesta época, mas o mais famoso deles, o Chanel nº 5, foi criado em 1921, e continuam conferindo aquela aura chique e sofisticada em perfumes como Narciso Rodriguez Essence.
perfume vintage
A perfumaria só viu uma nova revolução tão grande assim quando uma consciência ecológica e de saúde começou a reduzir e banir os fixadores de origem animal (como o musk, a civeta, o ambergris), para poupar os animais de maus tratos, e durante o início dos anos 90, quando a criação de aromas aquáticos ou ozônicos criou uma nova tendência olfativa.
chemical_processes
Aliás, o tempo não afeta os perfumes perfeitos. Atemporais e cheios de estilo, continuam conquistando os olfatos e os corações de quem ama perfumes.
Alguns perfumes com mais de 40 anos que batem um bolão e nunca vão sair de moda? Confira abaixo:
Ô de Lancôme rabanne calandre
Ô de Lancôme, criado em 1969 Paco Rabanne Calandre, também de 1969
.
dior sauvage nina lair du temps
Dior Eau Sauvage, de 1966 Nina Ricci L’Air du Temps, de 1948

0 Comentários de pessoas incríveis :

Postar um comentário

Obrigado por comentar :)